O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) lidera a disputa pelo comando da Prefeitura do Natal, conforme pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Datavero e divulgada pelo Diário do RN nesta quarta-feira (25).
O ex-gestor foi citado por 29,8% dos natalenses consultados no cenário estimulado – quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados. Em 2º e 3º lugares, estão o candidato do prefeito Álvaro Dias (Republicanos), com 9,7% das citações, e a deputada federal Natália Bonavides (PT), com 8,9%, respectivamente.
Do 4º ao 6º lugar no cenário estimulado, estão os deputados federais General Girão (PL), com 4,8%, Paulinho Freire (União Brasil) com 4,7% e Sargento Gonçalves (PL) com 4%.
Já do 7º ao 10º lugar, estão a deputada estadual Eudiane Macedo (PV), com 2,5%; o ex-deputado federal Rafael Motta (PSB), com 2,2%; o comunicador Bruno Giovanni (PSDB), com 1,6%; e a secretária municipal de Planejamento de Natal, Joanna Guerra (Republicanos), com 0,4% das citações.
Por outro lado, 22,7% dos entrevistados afirmaram que, diante dos nomes sugeridos pelos pesquisadores no cenário estimulado, votariam branco ou nulo nas eleições municipais de 2024 caso fossem estes dez políticos os candidatos oficiais. Outros 8,7% entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
Espontâneo
No cenário espontâneo, o candidato de Álvaro Dias – que ainda não foi escolhido pelo gestor – lideraria com 7,2% das intenções de votos, sendo seguido pelo ex-prefeito Carlos Eduardo Alves com 5,2% e a deputada federal Natália Bonavides com 1,7%.
Em 4º lugar, aparecem empatados Paulinho Freire e o ex-policial militar Wendel Lagartixa (PL), com 0,4% das citações. Em quinto lugar, está o senador Styvenson Valentim (Podemos), com 0,3%. Já em sexto lugar, também empatados, estão Bruno Giovanni e Rafael Motta, com 0,2%.
A surpresa no cenário espontâneo foi o fato de 72,6% dos entrevistados terem respondido que ainda não sabem em quem votarão nas eleições municipais de 2024. Outros 11% afirmaram que votarão branco ou nulo e outros 0,9% responderam que votarão em outros nomes.
Natália é a pré-candidata mais rejeitada em Natal
Um dos quesitos analisados pela pesquisa Diário do RN/Datavero foi o índice de rejeição dos pré-candidatos, quando foi questionado aos entrevistados qual candidato eles não votariam de jeito nenhum para a Prefeitura de Natal em 2024, se as eleições municipais fossem hoje.
E a pré-candidata do PT, a deputada Natália Bonavides, lidera a lista, com 12,5% das citações, sendo seguido pelo candidato de Álvaro Dias, em 2º lugar, na rejeição dos natalenses com 9,4%. Já o ex-prefeito Carlos Eduardo está em 3º lugar, com 8,3% .
O 4º mais rejeitado para a Prefeitura de Natal é o deputado federal General Girão, que recebeu 7,9% das citações, seguido por Sargento Gonçalves, com 4%.
O comunicador Bruno Giovanni aparece logo em seguida, com 3,8%; o deputado Paulinho Freire, com 3,1%; o ex-parlamentar Rafael Motta, com 2,3%; a deputada Eudiane Macedo, com 2,1% e a secretária Joanna Guerra, com 1% das citações.
Já 22,2% dos entrevistados responderam que não votariam em nenhum dos nomes dos pré-candidatos citados. Outros 15,1% estão indecisos e afirmaram que ainda não sabem em quem não votará de forma alguma no pleito do próximo ano. E 8,4% dos entrevistados responderam que votariam em todos os pré-candidatos citados.
Dados
O Instituto DataVero ouviu 1.013 pessoas em Natal entre os dias 20 e 22 de outubro. A pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou menos. O intervalo de confiança é de 95%. O instituto utiliza uma plataforma digital de geolocalização, que aponta por satélite os locais pesquisados. Isso garante mais credibilidade aos resultados.
Diário do RN
Quer contribuir? Chave PIx: 84998660998
Faça parte da nossa lista de transmissão e receba notícias do blog no seu WhatsApp:
Siga no Instagram também: @rodrigogomesreporter
Postar um comentário