Comenda Pedro Novoa será dia 21/05, no bairro das Quintas



A comenda Pedro Novoa, uma honraria outorgada pelo Conselho Comunitário do Bairro das Quintas, que em ato solene homenageia personalidades e entidades pela relevância dos serviços ao bairro.


Fundado no dia 23 de abril de 1993, o Conselho Comunitário do Bairro das Quintas (CCBQuintas), no último dia 23, completou seus 29 anos de histórias, e assim como em uma iniciativa pioneira criou o Título de Cidadão Quintense, título esse outorgado pela própria entidade que visa fortalecer a história do bairro, e homenageia personalidades agraciando-as com a “naturalidade quintense”, sendo considerado um cidadão com raízes Quintenses, uma solenidade já consolidada, um ato que fortalece ainda mais nossa identidade cultural.


E o Conselho das Quintas na gestão da presidente Klebiana Gomes, institui a comenda Pedro Novoa, uma honraria outorgada pelo Conselho Comunitário do Bairro das Quintas, que em ato solene homenageia personalidades e entidades pela relevância dos serviços ao bairro.


Os homenageados receberam um diploma outorgado pelo CCBQuintas e uma comenda, uma peça temática alusiva a solenidade.


Lembrando que outrora o Ex-vereador Edivan Martins havia criado a comenda Pedro Novoa, que tinha a mesma finalidade de homenagear pessoas em solenidade na Câmara Municipal, no mês de aniversário do bairro.


A honraria é denominada Pedro Novoa (in memoriam), como forma de homenagem ao fundador do Bairro.


Breve Relato sobre Pedro Novoa

Foi exatamente em 1731, que nossas terras sofreu forte impulso, motivado pela chegada do capitão Pedro Novoa, e sua esposa Dona Angélica de Azevedo.


Pedro Novoa era um homem simples, com características de um cidadão servidor, e querido pelos seus vizinhos. Pedro foi um dos primeiros líderes a plantar as sementes de crescimento no arruado.


Através de Pedro Quinta Velha foi ganhando novos sítios, atraindo novas famílias quem criavam, bodes, cabras, ovelhas, porcos e galinhas, enchiam os quintais, que nem cercados tinham.


A afeição do povo por Pedro Novoa era tanta que o riozinho coemassu, passou a ser chamado Rio Pedro Novoa. Hoje Rio das Quintas.


Em 1º de setembro de 1746 o Alferes Manuel Rodrigues Pimentel, pediu uma data de terra nas proximidades do rio do defunto Pedro Novoa, o que foi dado um mês depois.


Pra continuar o trabalho do pai, a donzela Mônica Novoa, filha do Capitão Pedro Novoa, requereu a data da Quinta Velha, em 20 de março de 1784 para avançar na conservação e posse das Quintas.


Daí, o bairro foi ganhando forma e se expandindo de forma gigantesca, tornando-se nesse bairro histórico e tão importante pra cidade do Natal desde a sua essência histórica, e que no próximo dia 1° de setembro, completará 305 anos.



Faça parte da nossa lista de transmissão e receba notícias do blog no seu WhatsApp:

https://cutt.ly/Iyl117H


Siga no Instagram também: @rodrigogomesreporter

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem