Cassação de Sergio Moro: Julgamento Inicia no Paraná

 

Foto: Reprodução 


O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná iniciou hoje, segunda-feira (1º), o julgamento de uma ação que pode resultar na cassação do mandato do senador Sergio Moro, do partido União Brasil-PR.


Moro é alvo de duas ações, uma proposta pelo PL e outra pela Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PCdoB e PV. Os partidos o acusam de abuso de poder econômico, uso de caixa dois e utilização indevida de meios de comunicação durante a pré-campanha de 2022. Alegam que Moro teria obtido vantagem eleitoral ao fazer pré-campanha para presidente da República antes de mudar para concorrer ao Senado.


Segundo a acusação, houve uma “desvantagem ilícita” em relação aos outros concorrentes ao cargo de senador, devido aos “altos investimentos financeiros” realizados antes de Moro se candidatar ao Senado.


A defesa do senador nega qualquer irregularidade e argumenta que os gastos de pré-campanha à Presidência não podem ser contabilizados na campanha para o Senado, já que são cargos com sistemas de votação diferentes, um de votação nacional e o outro apenas no Paraná. A defesa também alega que as acusações têm “conotação política”.


Em caso de cassação, ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. Entretanto, se a condenação for mantida, novas eleições para o Senado deverão ser convocadas no Paraná. Este julgamento não apenas tem repercussões políticas significativas, mas também poderá influenciar o panorama político do estado do Paraná e do país como um todo.


Quer contribuir? Chave PIx: 84998660998


Faça parte da nossa lista de transmissão e receba notícias do blog no seu WhatsApp:

https://cutt.ly/Iyl117H


Siga no Instagram também: @rodrigogomesreporter

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem