Jovem professor ensina idosos a ler e escrever de graça

 


Nascido em Água Branca, cidade da Paraíba com aproximadamente 10 mil habitantes, José Alex Trajano dos Santos, 24 anos, se mudou para Mauá em 2004, quando a mãe se divorciou do pai agressor. No município, o menino aprendeu a “ver o mundo”, ou seja, a ler e a escrever, aos 9. E, aos 14, incomodado com a realidade do entorno, começou a alfabetizar pessoas da região. Até hoje, pelo menos 500 passaram pela sala de aula do educador.


O projeto idealizado por Alex Trajano transforma a vida das pessoas. O jovem, de apenas 23 anos, alfabetiza adultos desde os seus 14 anos. Mais de 500 pessoas da periferia de São Paulo já tiveram suas vidas transformadas pela leitura e retribuem como podem. A sala de aula de Alex por exemplo, foi construída por Enoque Rodrigues, um de seus alunos que é pedreiro. Conheça esta história emocionante!


“Analisei o cenário da minha casa, onde minha mãe e meu padrasto não sabiam ler, e decidi ajudar as pessoas, já que a alfabetização leva autonomia aos cidadãos”, conta o professor. “No começo, poucos acreditavam no meu trabalho, mas com a ajuda do meu padrasto construí um pequeno espaço de madeira para funcionar como sala de aula, onde, no início, ensinava no chão”, lembra.



Com informações do R7/Diário do Grande ABC



Faça parte da nossa lista de transmissão e receba notícias do blog no seu WhatsApp:

https://cutt.ly/Iyl117H


Siga no Instagram também: @rodrigogomesreporter

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem