Foto: Reprodução
A Câmara dos Deputados decidiu, nesta quarta-feira (10), manter o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A proposta de cassação recebeu 227 votos favoráveis, 170 contrários e 10 abstenções, número insuficiente para retirar o mandato — eram necessários 257 votos.
Mais cedo, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) havia se posicionado pela cassação após rejeitar o relatório do deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), que defendia a permanência de Zambelli no cargo. Na CCJ, o texto de Garcia foi derrubado por 32 votos a 27.
Em sua defesa, Garcia alegou que a parlamentar era alvo de “perseguição política” e negou qualquer envolvimento de Zambelli em ataques ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo ele, a condenação no STF teria se baseado em “um testemunho dúbio e alguns arquivos enviados por e-mail”.
Com a rejeição do relatório, a CCJ aprovou o parecer alternativo do deputado Cláudio Cajado (PP-BA), que recomendou a perda do mandato. Cajado argumentou que Zambelli estaria “impedida fisicamente” de exercer suas funções no plenário e afirmou não haver motivação política para a ação.
Apesar do posicionamento da comissão, o plenário da Câmara optou por não seguir a orientação e decidiu manter a deputada no cargo
Quer contribuir com o blog? Chave PIx: rodrigomud@hotmail.com
Faça parte da nossa lista de transmissão e receba notícias do blog no seu WhatsApp:

Postar um comentário