A última semana do mês de maio será dedicada a discussão sobre o aumento da violência doméstica no período de isolamento social. A inciativa partiu da vereadora Carla Dickson (PROS-NATAL), que vai promover durante toda a semana, lives transmitidas pelas redes sociais, às 17H sobre o tema que será amplamente debatido com personalidades que atuam na área de combate a violência doméstica e contra a mulher.
De acordo com Observatório da Violência Letal e Intencional do Rio Grande do Norte (OBVIO/RN), o aumento foi de 258,7%, enquanto que as ações criminosas contra a vida aumentaram 300%. A conclusão de pesquisadores e especialistas em segurança pública é de que a dinâmica e o padrão dos índices de violência mudou com a pandemia.
A pesquisa fez um comparativo entre os dias 12 de março e 18 de maio de 2020 com o mesmo período de 2019. O intervalo de dias analisado coincidem com a determinação da pandemia da Covid-19 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a decretação, pelo Governo do Estado, do isolamento social. Neste período foram analisados 11 tipos de crimes como acidentes de trânsito; lesões corporais dentre outros, a violência domestica predomina de forma assustadora.
*Participantes*
Carla Dickson /Médica Oftalmologista e vereadora de Natal (todos os dias)
Erica Canuto /Promotora de justiça (25/05/2020)
Ana Lúcia/Defensora Pública (26/05/2020)
Elida Canuto /Psicóloga e Psicopedagoga (27/05/2020)
Udymar Pessoa/Ass . Patrulha Maria da Penha (28/05/2020)
Idérica Castro/Assitente Social (29/05/2020)
*Canais de transmissão*
*Instagram* / @carladicksonoficial
*Facebook* / https://www.facebook.com/carladicksonoficial/
Faça parte da nossa lista de transmissão e receba notícias do blog no seu WhatsApp:
Postar um comentário