O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), causou polêmica ao declarar que Israel "também está cometendo terrorismo" ao causar mortes de inocentes durante o conflito com o Hamas. A afirmação foi feita em uma coletiva de imprensa na noite de segunda-feira (13.nov.2023), após receber 32 pessoas repatriadas da Faixa de Gaza, composta por 22 brasileiros e 10 palestinos.
"Aos 78 anos, eu já vi muita brutalidade. Já vi muita violência e irracionalidade. Mas eu nunca vi uma violência tão bruta e desumana contra inocentes. Porque, se o Hamas cometeu um ato de terrorismo e fez o que fez, o Estado de Israel também está cometendo terrorismo", afirmou Lula.
O presidente argumentou que o considera um ato de "terrorismo" o fato de Israel não levar em conta que "as crianças não estão em guerra, as mulheres não estão em guerra, e que não estão matando soldados, mas sim crianças".
As declarações de Lula provocaram debates sobre as nuances e interpretações do conflito, ampliando as discussões sobre a complexidade da situação na região do Oriente Médio.
Quer contribuir? Chave PIx: 84998660998
Faça parte da nossa lista de transmissão e receba notícias do blog no seu WhatsApp:
Siga no Instagram também: @rodrigogomesreporter
Postar um comentário