Foto: Reprodução
Na manhã desta terça-feira (20), a Polícia Federal realizou uma operação em Brasília e apreendeu veículos de alto padrão que pertenciam a Antonio Carlos Antunes, mais conhecido como “Careca do INSS”. Ele é investigado como um dos principais articuladores de um esquema milionário de descontos irregulares aplicados a aposentados e pensionistas.
A ação ocorreu em uma garagem localizada na Asa Norte, onde estavam guardados cinco carros de luxo. Entre os veículos apreendidos estão duas BMWs — uma azul e outra amarela —, dois Porsches nas cores azul e vermelha, além de uma Land Rover.
De acordo com a PF, o objetivo da medida era encontrar e confiscar bens adquiridos com dinheiro desviado por meio das fraudes envolvendo entidades ligadas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A suspeita é que os automóveis foram comprados com recursos provenientes do esquema.
O escândalo veio à tona em dezembro de 2023, após uma série de reportagens do portal Metrópoles, que expôs o crescimento anormal da arrecadação de 29 entidades que passaram a descontar mensalidades de milhares de aposentados, chegando à marca de R$ 2 bilhões em apenas um ano. Essas mesmas organizações acumulam milhares de denúncias por fraudes nas adesões.
As revelações resultaram na abertura de inquéritos pela Polícia Federal e na atuação da Controladoria-Geral da União (CGU). No total, 38 matérias jornalísticas foram citadas pela PF para embasar a Operação Sem Desconto, deflagrada em abril deste ano. A operação levou à exoneração do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.
Antonio Carlos Antunes, de acordo com as investigações, teve ligação direta com entidades que transferiram cerca de R$ 1,3 bilhão para empresas ligadas a ele, no período entre 2021 e março de 2025.
Faça parte da nossa lista de transmissão e receba notícias do blog no seu WhatsApp:
Postar um comentário