Em celebração ao mês junino, a Câmara Municipal de Natal realizará uma sessão solene na próxima quinta-feira (06), às 18h30, para conceder a Comenda Quadrilheiro Marcílio Canário a personalidades que se destacaram no movimento de quadrilhas juninas. A homenagem acontecerá no Plenário Érico Hackradt da Câmara Municipal de Natal e é proposta pelo vereador Herberth Sena (PV), que tem se dedicado a apoiar a cultura potiguar e, especialmente, o movimento junino.
Herberth Sena ressalta a importância da cultura junina, citando suas próprias raízes nordestinas e seu envolvimento desde a infância com o movimento. "Sou quadrilheiro raiz, envolvido desde a infância nesse movimento que tanto enaltece a cultura nordestina e movimenta economicamente nossa capital”, declarou o vereador.
A Comenda Marcílio Canário homenageia uma das maiores referências no movimento junino de Natal e do estado do Rio Grande do Norte. “Sinto-me com o compromisso de propor a concessão desta Comenda, que leva o nome da maior referência no movimento junino da nossa cidade e, também, do nosso estado", explicou Herberth Sena.
O vereador é autor da lei n° 7.162, de 25 de junho de 2021, que institui no calendário oficial de eventos de Natal o Circuito de Quadrilhas Juninas. A lei visa fortalecer, valorizar, proteger e promover os festejos juninos e suas expressões artísticas e culturais na cidade. "Falar de Marcílio Canário é falar de pioneirismo em diversos diferenciais nas quadrilhas juninas. É mais que merecido entregarmos essa honraria a pessoas que valorizam e propagam a cultura junina em Natal", complementou.
Quem foi Marcílio Canário
Marcílio Canário de Brito foi o fundador do Arraiá Barauê em 1981 e revolucionou o movimento de quadrilhas juninas ao introduzir a quadrilha estilizada. Ele inovou ao incluir trocas de figurinos durante as apresentações, além de teatro e danças diferenciadas. Marcílio Canário faleceu em 2009, vítima de problemas cardíacos, mas seu legado continua a influenciar o movimento junino até hoje.
A sessão solene desta quinta-feira não apenas homenageia Marcílio Canário, mas também celebra aqueles que continuam a enaltecer e promover a cultura junina em Natal, mantendo vivas as tradições e contribuindo para a identidade cultural da cidade.
Quer contribuir com o blog? Chave PIx: 84998660998
Faça parte da nossa lista de transmissão e receba notícias do blog no seu WhatsApp:
Siga no Instagram também: @rodrigogomesreporter
Postar um comentário