Projeto de Lei quer acabar com prejuízo e perda de medicamentos nas unidades de Saúde de Natal

 

Foto: Reprodução 


Em meio aos projetos em votação nesta quinta-feira (21) na Câmara Municipal de Natal, foi aprovado o projeto de lei n° 304/2023, de autoria do vereador Herberth Sena (PSDB), que trata do prazo de validade dos remédios nas aquisições onerosas de medicamentos realizadas pela administração pública do município. "É sabido que o processo de compra de medicamentos no setor público é complexo e exige o cumprimento de normas legais e administrativas. Requer, ainda, que se realize uma programação, a fim de evitar a descontinuidade do abastecimento. Nosso projeto quer contribuir para que os medicamentos adquiridos com recursos municipais próprios ou transferidos sejam recebidos pelas unidades de saúde com maior prazo para sua utilização", explica o vereador.


O projeto de lei prevê, entre outros pontos, a vedação de recebimento de medicamentos com prazo de validade inferior a 18 meses, a contar da data da entrega do produto; bem como a vedação do recebimento de medicamento de uso imediato que tenha ultrapassado 25% do seu prazo de validade nas aquisições onerosas de medicamentos

realizadas pela administração pública municipal. "Queremos evitar o desperdício de recursos públicos pelo descarte de medicamentos por vencimento do prazo de validade antes da necessidade de sua utilização", resume Herberth Sena. O projeto segue para apreciação do Executivo.


Quer contribuir? Chave PIx: 84998660998


Faça parte da nossa lista de transmissão e receba notícias do blog no seu WhatsApp:

https://cutt.ly/Iyl117H


Siga no Instagram também: @rodrigogomesreporter

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem