Foto: Secom
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta segunda-feira (17) o protecionismo da União Europeia frente ao acordo com o Mercosul e disse que o pacto entre os dois blocos econômicos precisa ser baseado “na confiança mútua, não em ameaças”.
A declaração foi feita na abertura da cúpula que reúne países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia, em Bruxelas, capital da Bélgica.
“A defesa de valores ambientais, que todos compartilhamos, não pode ser desculpa para o protecionismo. O poder de compra do Estado é uma ferramenta essencial para os investimentos em saúde, educação e inovação. Sua manutenção é condição para a industrialização verde que queremos implementar”, completou.
Atualmente, o acordo está em fase de revisão, mas há entraves na questão ambiental e em compras governamentais. Recentemente, os europeus propuseram um documento adicional, chamado de side letter, que impõe sanções em caso de descumprimento — mas só para o lado sul-americano.
R7
Faça parte da nossa lista de transmissão e receba notícias do blog no seu WhatsApp:
Siga no Instagram também: @rodrigogomesreporter
Postar um comentário