Lira vai conversar com Haddad e governo antes de definir relator do arcabouço fiscal, diz líder

 

Foto: Valor Econômico 


Líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE) afirma que Lira assumiu compromisso, para só então decidir quem será o responsável por negociar com governo, partidos e sociedade civil o texto a ser votado pelos deputados O relator do projeto de lei do novo arcabouço fiscal ainda não está escolhido e será decidido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), após conversa com o governo e com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). A informação foi passada ao Valor pelo líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), após participar de reunião com os dois.


Guimarães afirmou que Lira assumiu o compromisso de conversar com ele e Haddad para decidir quem será o relator – função responsável por negociar com o governo, partidos e sociedade civil o texto que será votado pelos deputados. Esse novo diálogo ocorrerá, segundo o líder do governo, quando a nova regra fiscal do país for enviada ao Congresso.


O posto de relator é disputado por diferentes partidos, como o PP de Lira, o PL, Republicanos e União Brasil. Parlamentares do União dizem que o presidente da Câmara teria prometido ao deputado Mendonça Filho (União-PE) a função, em troca de que ele não lançasse candidatura avulsa para a Mesa Diretora da Câmara, na eleição em que Lira se reelegeu com recorde histórico de votos. “Esse chute que a imprensa deu é furada”, disse Guimarães.


"Nem on, nem off"

O líder do governo não quis antecipar o conteúdo do projeto elaborado por Haddad. “Nem em on, nem em off”, brincou, citando o jargão jornalístico para informações publicadas sem que seja revelada a fonte. “A proposta ainda será apresentada ao presidente Lula e, quando ele tiver batido o martelo, aos líderes dos partidos da base aliada”, afirmou.


De acordo com Guimarães, ainda não há data certa para que o presidente Lula decida sobre o projeto e, consequentemente, os líderes da base sejam reunidos para ouvir sobre a proposta. “O ministro Haddad está seguindo a orientação do presidente de ampliar as conversas com o mundo político”, comentou.


Valor econômico 


Faça parte da nossa lista de transmissão e receba notícias do blog no seu WhatsApp:

https://cutt.ly/Iyl117H


Siga no Instagram também: @rodrigogomesreporter

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem