Comselho Comunitário do Bairro das Quintas Divulga a arte oficial dos 305 anos

 


No próximo dia 01 de setembro um dos bairros mais tradicionais de Natal, e um dos principais da zona oeste estará completando mais um ano de história, o tricentenário quinto já está sendo esperado por vários moradores, pois, a data já está consolidada na memória dos Quintenses.


E o Conselho Comunitário mais uma vez sai na frente, e como tem sido há vários anos, a instituição representativa dos moradores realiza o lançamento da arte oficial do aniversário de 305 anos do bairro.


Cada detalhe da arte foi pensado de uma forma que pudesse comtemplar os vários pontos que fortalecem a nossa história e identidade.


Um dos desenhos que inicialmente chama a atenção é o mapa do bairro, que tem sua definição territorial com base no plano diretor de Natal.


Na parte superior remetemos ao mangue nossa planta símbolo, presente em toda extensão do Rio Potengi;


O nosso Brasão também encontra-se em destaque no topo da arte, escudo que representa a história da nossa comunidade por meio de imagens;


O texto “Sou Quintense com Amor” remete a etimologia, denominação de um povo conhecido por Quintense, algo que fortalece a nossa identidade, além da evidencia desse amor do cidadão Quintense pela sua comunidade;


Em destaque temos os números que identificam a longanimidade do bairro, onde comemoramos o tricentenário quinto;


Enfocamos 3 dos maiores patrimônios que é referencia em nossa comunidade, sito o histórico castelo da rua 25 de março, além Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira das Quintas e Mercado Público das Quintas Petrônio Medeiros.


Na parte inferior da arte, o efeito da água que traz lembrança ao rio outrora denominado de Coemaçú, depois Pedro Novoa, ficando popularmente conhecido como Rio das Quintas.


Outro símbolo relevante é a bandeira das Quintas, que destaca-se pela sua riqueza de detalhes e beleza estética. A bandeira que foi criada por seu Batista um dos ilustres moradores do bairro, em concurso artístico realizado em nossa comunidade, por iniciativa do então vereador Edivan Martins que viabilizou o projeto de lei municipal que a reconheceu com símbolo Quintense. 


E por fim, as cores vermelho, verde e azul que são evidenciadas em posição de destaque no ponto central da logo marca comemorativa dos 305 anos.


Todas as artes inclusive as dos aniversários anteriores, sempre teve como proposta a sinergia com a história e formulação da identidade comunitária.


Vale salientar que vários símbolos que fortalecem a nossa cultura e identidade, foram reconhecidos oficialmente fruto de articulação da atual gestão do CCBQuintas, moradores e do vereador Preto Aquino (PSD), que intermediou a aprovação de alguns desses projetos.


Entre esses projetos estão o que criou o brasão, hino e dia oficial do bairro a título municipal, outros foram por meio de portaria que instituiu a etimologia "Quintense", que eternizou o termo, estabelecendo referência ao origem do povo das Quintas, além da instituição do mangue como planta símbolo, e também do resgate histórico da Comenda Pedro Novoa.


Blog Otacilio Alves e Conselho Comunitário das Quintas 


Faça parte da nossa lista de transmissão e receba notícias do blog no seu WhatsApp:

https://cutt.ly/Iyl117H


Siga no Instagram também: @rodrigogomesreporter

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem