Nesta quarta-feira (09), em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, a Frente Parlamentar da Mulher da Câmara Municipal de Natal agraciou 27 homenageadas com a comenda Júlia Alves Barbosa. A sessão solene abriu a programação que a Casa vai realizar durante todo o mês, com várias ações para as natalenses, em especial, as servidoras do Legislativo.
A comenda que as indicadas pelas vereadoras e vereadores receberam tem o nome da primeira mulher a ocupar assento na Câmara Municipal de Natal, em 1928, a vereadora Júlia Alves Barbosa. Nascida em Natal, em 1898, ela foi uma das fundadoras da Associação de Eleitoras Norte-rio-grandenses e a segunda eleitora do Rio Grande do Norte, mas a primeira a requisitar alistamento eleitoral em 22 de novembro de 1927, pouco depois de aprovada a Lei Estadual nº 660.
Entre as homenageadas estavam profissionais de várias áreas, ativistas, militantes e mulheres que inspiram outras mulheres em suas comunidades, bem como pioneiras que conquistam representatividade feminina, como a promotora Elaine Cardoso, primeira a comandar o Ministério Público Estadual, e a governadora Fátima Bezerra, única eleita para o cargo nas últimas eleições no Brasil.
A Frente Parlamentar da Mulher da Câmara Municipal é formada pelas seis vereadoras de Natal: Nina Souza (PDT), Divaneide Basílio (PT), Camila Araújo (PSD), Margarete Régia (PROS), Ana Paula (Sem partido) e Brisa Bracchi (PT). Todas ressaltaram a importância do momento de exaltar as conquistas femininas e ocupação de cada vez mais espaços na política. Por isso, entre as homenageadas também estavam duas das três atuais deputadas estaduais do RN, Isolda Dantas e Cristiane Dantas, presidente da Frente Parlamentar da Mulher na Assembleia Legislativa do RN.
Infelizmente, a ainda crescente violência contra a mulher impediu que a sessão solene fosse apenas de celebração. A presidente da Frente Parlamentar da Mulher da Câmara Municipal, vereadora Divaneide Basílio, lembrou que, nos últimos dias, dois casos brutais de feminicídio chocaram a cidade. “Um levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na véspera do Dia Internacional da Mulher, mostra que o Brasil segue com o índice alarmante de um feminicídio a cada sete horas. Manuela Josino e Kalina Clai, como milhares de outras, foram mulheres que perderam as vidas apenas por serem mulheres. Na maioria das vezes, por não se submeterem a relações abusivas e machistas. Precisamos criar, ampliar e reformular as políticas públicas, para que realmente atendam as mulheres que estão em situação de violência em diferentes realidades. Precisamos repetir: chega de violência contra as mulheres, nos 365 dias do ano”, conclamou.
A secretária executiva do Município, Daniella Mafra, representou o prefeito Álvaro Dias, na sessão solene. E a secretária de Planejamento do RN, Virgínia Ferreira, representou a governadora Fátima Bezerra. “A governadora tem uma extensa história de luta em movimentos sociais e na política. Durante sua gestão, ela tem sido incansável no combate à violência contra as mulheres e tem conseguido reduzir os índices de feminicídios, fortalecendo a patrulha Maria da Penha e a ampliando a cobertura das Delegacias da Mulher”, ressaltou.
Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo
Faça parte da nossa lista de transmissão e receba notícias do blog no seu WhatsApp:
Siga no Instagram também: @rodrigogomesreporter
Postar um comentário